Conversar com o proprietário do veículo do seu interesse é uma alternativa quando se vai comprar um carro usado. Geralmente, no próprio anúncio de venda vem a informação “primeiro dono”, “segundo dono”, mas como saber se é verdade?
Existem formas de consultar a quantidade de donos que um veículo já teve e se ele foi de uma empresa, por exemplo. Saber a quantidade de proprietários que um veículo já teve nos últimos cinco anos, pode ser um alerta.
Imagine que este veículo foi trocado de ano em ano, isso pode ser um sinal de problemas mecânicos que não compensa consertar. Os donos do carro preferem “passar para frente” ao invés de resolver.
É preciso ficar em alerta também com os vendedores. Às vezes, um veículo realmente teve apenas um dono e os vendedores aproveitam para vender este carro mais caro. Fique atento!
Para esclarecer todas as dúvidas separamos dicas que vão ajudar muito se você for comprar um veículo usado.
Leia também – As vantagens de comprar um carro 0 km
1. Vistoria Cautelar
A vistoria cautelar é a constatação da autenticidade das informações fornecidas pelo dono anterior do veículo que está em negociação. A pessoa que pretende compra-lo, realizando a vistoria cautelar, saberá as condições reais das funcionalidades deste veículo.
Além da inspeção, ela checa também a parte burocrática e a procedência das informações.
A vistoria cautelar é uma boa opção para evitar as dores de cabeça que podem ocorrer no futuro. No procedimento é realizado um check-up com informações como numeração do chassi, freios, amortecedores, autenticidade dos lacres e desgastes dos pneus.
2. Como saber se o carro usado é de um único dono ou não?
Existem duas opções para a realização da consulta: através do histórico da placa do carro e no DETRAN da cidade do proprietário. Ambas são pagas. Uma pode ser realizada na própria concessionária e a outra é realizada no DETRAN presencialmente ou online.
No Detran é emitida a “Certidão histórico do veículo” e, com a apresentação de um documento com foto, CPF e o comprovante de pagamento da taxa, o novo proprietário fica por dentro do histórico do carro que pretende comprar. Este documento pode ser solicitado pelo proprietário atual do veículo ou pela pessoa que pretende comprá-lo.
3. Pensando em comprar carro usado? Siga essas dicas.
Descobrir apenas a quantidade de donos anteriores não é suficiente. É necessário verificar informações básicas como:
- Multas
- Débitos pendentes
- Restrições judiciais
- Histórico de roubos
- E se o veículo já participou de leilões
Fazer a vistoria obrigatória para transferência possibilita saber se o carro foi batido ou se teve repintura ou acidente grave.
Carro usado também precisa de proteção veicular. Aqui na Cooperlink o seu carro usado, ou novo, fica protegido com planos a partir de R$59 por mês. Faça uma cotação online!