Com os dias frios no Brasil os motoristas acabam enfrentando problemas para dar a partida pela manhã. Carros com mais de cinco anos de fabricação podem sofrer ainda mais durante o inverno.
Em épocas mais frias, principalmente em locais com climas extremos, tanto frio quanto calor, o item que exige mais cuidado é o sistema de partida. Ele é o responsável por “ligar” o automóvel.
Bateria, vela de ignição e o tanquinho compõe este sistema e podem apresentar problemas por conta do clima. No período frio, o óleo lubrificante do motor se torna mais viscoso e demora mais para circular pelo sistema, o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor, entre outras dificuldades.
Agora vamos falar sobre os cuidados necessários com o veículo nos dias frios.
1 Cuidado com as velas e cabos de ignição
As velas de ignição precisam estar com os bicos injetores e filtro de ar em dia e limpos. São elas que geram a centelha para combustão da mistura ar e combustível e tem papel fundamental na partida do veículo. Por este motivo, é importantíssimo fazer uma revisão do sistema de ignição a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados. No entanto, é bom observar as orientações do fabricante, já que cada um indica um determinado tempo de troca diferente.
Os cabos de ignição também são chamados de cabos de vela e são responsáveis pelo funcionamento do motor e distribuição de energia. No caso deles, é preciso observar se existe desgaste ou derretimento nos cabos para evitar uma “fuga” de corrente elétrica. A vida útil deste item varia entre 30 e 40 mil quilômetros rodados.
2 Como cuidar da bateria no frio
Toda vez que você dá partida no carro acontece uma reação química dentro da bateria que faz com que ela forneça energia. Com as temperaturas mais baixas, é mais complicado essa reação acontecer.
As baterias, em geral, têm vida útil de dois a três anos, mas se não forem cuidadas devidamente a durabilidade pode ser reduzida em até 50%. Durante congestionamento, principalmente em dias frios, use mais o freio de mão e evite as partidas sucessivas. Isso diminui o risco de descarregamento da bateria.
3 O que fazer com o tanquinho auxiliar de partida
Este tanquinho também é conhecido como “tanquinho de partida a frio”. Ele armazena uma pequena quantidade de gasolina que ajuda a dar partida quando o veículo está com mais etanol no tanque. O tanquinho precisa estar constantemente abastecido com gasolina e não é correto deixa-lo vazio. Isso pode fazer com que o tanquinho rache, assim como as mangueiras.
Alguns veículos, para evitar o envelhecimento, sempre injetam a gasolina independente da necessidade. Evite a gasolina aditivada no tanquinho.
4 Coloque gasolina junto com o etanol
Os carros Flex foram feitos para andar com gasolina, etanol ou qualquer mistura entre eles. Os especialistas orientam a colocar sempre um pouco de gasolina no tanque de combustível, isso vai ajudar o sistema de partida e pode resolver parte dos problemas nos dias frios.
5 Mesmo nos dias frios ligue o ar condicionado
O ar-condicionado veicular foi criado para ser usado diariamente e não pode ser abandonado no inverno. O ar-condicionado é composto por peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de lubrificação. Ligue de duas a três vezes por mês e deixe funcionar por 2 ou 3 minutos. Faça a manutenção preventiva e higienização.
6 Não precisa “esquentar” o carro
Antigamente os proprietários de veículos abastecidos com álcool ligavam o carro para “esquentar”. Isso não existe mais.
A central eletrônica já descobre a temperatura ambiente e a do motor e prepara para o veículo funcionar nestas condições, modificando a mistura de ar e combustível. Deu partida e houve falha? A resposta é não continuar tentando liga-lo. Isso pode causar o encharcamento das velas gerando um transtorno maior. Neste caso, o ideal é procurar o mecânico mais próximo.
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