Ao dirigir pelas estradas brasileiras, é importante que o veículo esteja no melhor estado possível de conservação. Pode parecer sem bobagem, ou algo sem importância, mas a calibragem correta dos pneus está diretamente relacionada com a segurança do condutor e dos passageiros.
Sem a calibragem correta, nenhum pneu, por melhor que seja a marca escolhida, funciona adequadamente. Escolher a pressão correta ao calibrar os pneus evita, por exemplo, acidentes como estouro de pneu, perda de peças ou componentes e economia de combustível.
A calibragem correta dos pneus está no manual do proprietário do veículo e pode ser consultada sempre que julgar necessário. Siga sempre a recomendação de pressão indicada pelo fabricante do pneu! Agora o texto vai falar sobre todas as informações sobre calibragem.
O que é a calibragem de pneus?
A calibragem de pneus é uma etapa superimportante da gestão deste acessório. Ela garante a segurança do motorista e frenagens seguras.
Benefícios da calibragem correta dos pneus
A calibragem de um pneu é feita nos postos de gasolina, pelo próprio motorista ou com auxílio do frentista. Um pneu com a calibragem correta, além de economizar 10% no consumo de gasolina e ser menos poluente para o meio ambiente, ainda aumenta a vida útil do pneu e da suspensão e caixa de direção. Além disso, a calibragem regulada garante:
- Estabilidade na pista;
- Controle da direção;
- Melhor desempenho em curvas e freadas.
Outo benefício não muito comentado é a melhora do conforto do motorista ao dirigir.
De quanto em quanto tempo devo calibrar meu pneu?
Infelizmente ainda não existe um dispositivo para informar se o pneu precisar ser calibrado. O ideal, segundo especialistas, é passar de 15 em 15 dias no posto e verificar. É preciso verificar a pressão dos pneus regularmente.
Qual a diferença da pressão alta e pressão baixa nos pneus?
A pressão alta significa que a calibragem está acima do recomendado. Ou seja, mais ar do que o necessário. Isso acarreta a deterioração rápida da banda de rodagem e existe maior possibilidade de furos e cortes nas estradas.
Já a pressão baixa, seguindo a lógica, indica falta de ar nos pneus. Neste caso os pneus ficam murchos e aumenta o consumo de combustível.
Passo a passo para calibrar um pneu
Para calibrar o pneu de forma eficiente é preciso que eles estejam frios ou com no máximo 2km rodados. Quando os pneus são calibrados quentes isso prejudica a veracidade da pressão anunciada na máquina.
Uma boa dica para quem não pode esperar os pneus esfriarem é calibrar 3 libras a mais do indicado. Isso vai garantir que o pneu não vai esvaziar no decorrer do trajeto. Agora veja o passo a passo:
- Tirar a tampa da válvula de calibragem do pneu;
- Encaixar a mangueira do calibrador na válvula de calibragem do pneu;
- O calibrador irá apitar e mostrar na tela o número psi (unidade de medida de pressão);
- Compare o psi que apareceu na tela com o psi indicado pelo fabricante;
- Se o psi estiver acima do número que o fabricante recomenda, deixe escapar o ar da válvula até o psi se igualar ao recomendado;
- Se o número estiver abaixo, adicione, na tela, o número de psi adequado;
- Aguarde o apito do calibrador indicando o fim da calibragem;
- Retire a mangueira da válvula de calibragem e recoloque a tampa.
Atenção: verifique se a tampa da válvula está bem colocada ou se todos os pneus estão com este acessório. Isso pode ajudar a manter a pressão correta por mais tempo.
Dicas para conservar a pressão do pneu
Algumas dicas simples podem conservar a pressão do pneu e diminuir a necessidade de calibragem. Evite aceleração excessiva e freadas bruscas, não faça curvas em alta velocidade e não suba em acostamentos.
Riscos da calibragem incorreta dos pneus
Para entender se o pneu está calibrado da maneira correta é só observar o centro da banda de rodagem. Se o meio estiver inchado significa que a pressão está alta e se estiver murcho significa que a pressão está baixa. Pneu calibrado incorretamente provoca:
- Oscilação excessiva nas curvas ocasionando perda de e controle da direção;
- Aumento da distância de uma frenagem;
- Pouca ou nenhuma aderência;
- Risco de aquaplanagem maior;
- Risco de superaquecimento e estouro do pneu;
- Menor quilometragem rodada;
Calibrar corretamente os pneus garante segurança, economia e maior durabilidade dos pneus. Agora que você sabe como calibrar os pneus, que tal verificar sobre a proteção veicular para seu carro? A Cooperlink tem ótimos planos com parcelas a partir de R$59. Faça uma cotação online!