Um carro bem conservado, limpo e em pleno funcionamento atrai olhares e valoriza o veículo. Manter a limpeza do motor, parte interna e o pneu bem cuidado, com certeza, ajuda a ter resultados, por exemplo, em caso de revenda.
Algumas medidas preventivas garantem que o carro se mantenha conservado e valorizado por muito mais tempo. Confira!
Mantenha o carro limpo
O que mais chama a atenção, principalmente de compradores, são veículos limpos. Carros mal cuidados, sem limpeza frequente, desvalorizam e tem aparência de carro antigo. Por isso, lavar o automóvel uma vez por semana e manter a higienização interna, vai valorizar seu bem.
Outra situação que uma simples lavagem pode evitar é o mal cheiro. Sim, carros sujos têm odor ruim. É bom fazer polimento e higienização interna com profissionais.
Evite que o carro fique parado por muito tempo
Carro parado na garagem é sinônimo de prejuízo. Às vezes, ligar o carro uma vez por semana já é suficiente. Ligar o motor ajuda a lubrificar os pistões, a fazer o motor aquecer na temperatura de funcionamento e faz os fluídos circularem internamente. No entanto, é preciso sair da garagem se ela for fechada. Ninguém quer inalar monóxido de carbono atoa.
Acompanhe de perto a troca de óleo
O bom funcionamento do seu carro depende do óleo do motor. Acompanhar de perto a troca regular permite que o motor aumente a sua vida útil. Ou seja, as engrenagens vão trabalhar sem desgastar nenhuma peça. Uma dica importante é usar produto de qualidade e, principalmente, os indicados pelo fabricante.
Faça revisões regulares
Freios, motor, suspensão e pneus serão os primeiros itens a serem observados por um possível comprador. Além disso, estes itens, em dia, salvam vidas. Por isso, fazer revisões regulares no seu carro só vai mantê-lo ainda mais conservado e seguro para viagens e passeios. Portanto, verifique os prazos de cada item e troque-os quando passarem da validade.
Abasteça com gasolina de qualidade
Do mesmo modo que o óleo, a gasolina do seu carro deve ser de qualidade. Essa dica é fundamental para manter o carro conservado e consequentemente valorizado. Se você conseguir abastecer com gasolina aditivada, melhor ainda.
Já foi comprovado que essa gasolina não prejudica o funcionamento do motor, muito pelo contrário, ela melhora o desempenho a performance e o rendimento do veículo e evita problemas a médio e longo prazo.
Mantenha o carro abastecido, mas não deixe de usar o combustível
Manter o carro abastecido evita que as impurezas do fundo do tanque cheguem ao motor.
Quando o carro fica na reserva por muito tempo, além de problemas como ficar sem gasolina no meio da rua (isso gera multa), pode prejudicar o desempenho do veículo. Além disso, encher o tanque e não usar a gasolina também é prejudicial.
O carro só pode permanecer com o tanque cheio por, no máximo, dois meses. Após este período, a gasolina ou o etanol, tende a decantar e perder propriedades. Então, deixe o tanque meio cheio se não for gastar a gasolina rapidamente.
Cuide da lataria
De que adianta um casso limpo, abastecido, óleo trocado e todo amassado? Avarias na lataria fazem o carro desvalorizar e comprometem o funcionamento. Arranhados ou batidas podem ser resolvidas com o serviço de lanternagem.
Use peças e acessórios originais
Peças originais garantem melhor performance e são desenvolvidas de acordo com cada modelo de carro. Deixar o veículo o mais próximo do original valoriza o automóvel.
Com essas dicas da Cooperlink seu carro permanecerá valorizado sempre. E para evitar transtornos e ficar mais tranquilo, conheça nossos planos de Proteção Veicular a partir de R$59 mensais. Faça uma Cotação online!