Algumas pessoas dizem que ter um carro é como ter um filho. É preciso cuidar deste bem valioso e mantê-lo conservado, com documentação e peças em dia e se preocupar com a manutenção.
Não é difícil ler notícias nos jornal e portais de notícia sobre veículos que pegam fogo sozinhos em ruas e avenidas do Brasil. Mas por qual motivo isso acontece?
- Falta de manutenção;
- Clima muito quente;
- Problemas com peças.
Lugares onde o veículo fica estacionado, como grama seca ou palha, por exemplo, podem tocar no veículo quente e desencadear o fogo. Além deste motivo, deixar óculos, vidros e espelhos, dentro do carro que vai ficar por muitas horas no sol, pode ajudar a iniciar a combustão internamente.
Agora veja aqui mais motivos para isso acontecer e dicas para evitar incêndios.
1 – Pane elétrica
A pane elétrica é possível nos veículos, já que eles possuem diversos itens que dependem da eletricidade para funcionar. E a verdade, é que estes equipamentos podem simplesmente parar de funcionar. Neste momento, podem ocorrer as panes elétricas. É preciso ressaltar o cuidado com fios desencapados no sistema e a situação dos chicotes e da caixa de fusíveis.
2- Mangueira de alimentação vazando
Ressecamento da mangueira de alimentação (transporta o combustível do tanque até o motor) pode ocasionar o vazamento do combustível e ser o causador de incêndios em veículos. É importante lembrar de verificar se a mangueira está encaixada corretamente.
3- Abastecer o carro com combustível de má qualidade
Combustíveis de má qualidade podem causar vazamentos e acabar em incêndios automotores.
4- Sistema de arrefecimento com problemas
O sistema de arrefecimento é o responsável por refrigerar o veículo, e por funcionar por muito tempo, pode aumentar a própria temperatura e pegar fogo. O condutor precisa mantê-lo abastecido com um líquido específico, pois caso isso não aconteça, o motor pode fundir devido ao calor.
Para evitar superaquecimento e consequente fogo, é preciso verificar o liquido no sistema e monitor a temperatura do carro. Outra observação, é verificar se existe vazamento de combustível quando o carro está quente.
O que fazer em casos de incêndio?
O primeiro passo é garantir a segurança própria, dos passageiros e dos outros motoristas. Estacionar em um local distante evita que o fogo se propague para outros carros.
Desde 2015 é facultativo ter o extintor de incêndio em veículos de passeio e utilitários. No entanto, o item pode salvar o carro em chamas. Caso não consiga controlar o fogo, ou não saiba como usar o extintor, é só ligar no Corpo de Bombeiros Militar (193).
Para evitar qualquer susto, caso algo deste tipo aconteça, é bom ter uma boa Proteção Veicular. Aproveite os planos acessíveis da Cooperlink com coberturas completas a partir de R$59! Faça uma cotação online!