Os pneus são importantíssimos itens de segurança dos veículos e quando é necessário substitui-los os custos são altos. Por este motivo, alguns condutores optam pela técnica de vulcanizar pneu com intuito de economizar.
A vulcanização no pneu surge como uma alternativa para quem não está em condições financeiras favoráveis para adquirir um pneu novo. O preço pode chegar até a 30% menos do que o item de segurança. Mas, afinal de contas, o que é vulcanizar pneus?
A vulcanização é um reparo para quando o pneu é rasgado na lateral. Sabe aquele pneu que sofreu um corte por causa de algum objeto na estrada? Então, a vulcanização permite a reutilização do pneu. O processo de reparo envolve o lixamento e aquecimento do pneu danificado, isso vai unir as partes novamente.
O que é a vulcanização de pneus?
A vulcanização submete a borracha a altas temperaturas e se refere a um processo químico que modifica as características naturais do látex. Este processo utiliza uma porcentagem de enxofre, transformando o material usado na confecção de pneus em algo mais resistente, forte e elástico.
A vulcanização foi descoberta em 1836, acidentalmente, por Charles Goodyer, ao derramar enxofre e látex sobre um fogão.
Como é feito o processo de vulcanizar pneus?
Geralmente o processo é usado em pneus rasgados lateralmente. Primeiro o corte é lixado com equipamentos específicos, na parte interna é aplicada uma cola e em seguido feito um preenchimento de borracha. Os materiais se fundem em altas temperaturas e depois é feito um resfriamento.
Todo este processo demora em média três horas, uma hora esquentando e duas horas resfriando antes de tirar da máquina. A vulcanização realiza união em vários pontos através de calor (temperatura) e pressão.
É seguro vulcanizar o pneu?
A vulcanização é um processo seguro e definitivo, se realizado por um profissional competente. Diferentemente do método “macarrão”, utilizado em grande escala no Brasil, a vulcanização é confiável e dura por muito tempo, dependendo do rasgo ou bolha no pneu.
Para evitar riscos é melhor procurar uma borracharia de confiança e especializada em vulcanizar pneus.
Quanto tempo dura uma vulcanização bem-feita?
O ideal é respeitar a vida útil definida pelo fabricante e realizar verificações periódicas. A validade média é de 40 a 60 mil quilômetros rodados.
Leia também – 7 dicas para conservar os pneus do carro
Gostou do nosso conteúdo? Comece a seguir as dicas do blog da Cooperlink. Lembre-se de proteger o seu veículo com nossos planos de proteção veicular a partir de R$59. Faça uma cotação online!