Cuidado com a gasolina adulterada! Saiba como identificar gasolina adulterada com 6 dicas infalíveis.
A gasolina adulterada é o combustível que passa por um processo de alteração no estado original, recebendo outros solventes mais baratos que danificam a qualidade do produto.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a porcentagem permitida de etanol anidro na composição da gasolina é de até 27%.
A ANP realiza fiscalizações em unidades da Federação, em todas as regiões do país. Uma dica é ficar de olho nos resultados para saber se o posto onde você tem costume de abastecer não teve alguma bomba lacrada.
O álcool (etanol) hidratado é usado com frequência para adulterar combustível e abastecer com gasolina/álcool adulterado causa problemas como perda de potência no veículo, contaminação no óleo, depósito de resíduos e, em casos mais graves e raros, a deformação dos pistões.
O problema maior é pagar valores tão altos pelo litro do combustível e correr o risco de danificar o veículo.
Agora vamos trazer 6 dicas infalíveis para observar e identificar se o seu carro recebeu combustível adulterado:
1. Carro engasgando
Imagine você em uma viagem e precisa abastecer em um posto desconhecido. Até aí tudo bem! Mas quando você retorna para estrada o carro começa a engasgar. Essas falhas no motor podem indicar combustível adulterado.
Nos postos de gasolina o cliente pode solicitar que seja feito o Teste da gasolina. Este exame serve para averiguar o caso e pode ser feito na mesma hora. Procure saber sobre o assunto
2. Redução de potência
Neste caso o pedal do acelerador fica preso e o motorista precisa acelerar muito mais que o normal.
3. Aumento de Consumo
Este é clássico. Quando o condutor percebe um aumento no consumo médio, sem motivo aparente, pode ser que o carro tenha sido abastecido com gasolina adulterada.
4. Ruídos diferentes
Nos momentos em que o carro é mais exigido como subidas e arranques, a pré-ignição vai fazer um barulho mais agudo. Geralmente, o som dela é parecido com uma bicicleta trocando de marcha. Comece a ouvir seu carro.
5. Óleo contaminado
Quando o óleo apresenta mudança nas características, pode ser devido a gasolina adulterada. Neste caso os postos infratores utilizam solventes nas gasolinas e água demais no etanol.
6. Luz de alerta no motor
Sabe aquela luz no painel do veículo que parece uma torneira, quando ela acende significa que existe algum problema no motor do carro. E pode estar relacionado com gasolina adulterada.
Entre inúmeros problemas, a gasolina adulterada, pode ressecar peças do carro com mais rapidez, pode comprometer o sistema de alimentação e corroer o sistema de injeção eletrônica.
Ter uma Proteção Veicular Completa, com certeza, faz a diferença quando qualquer problema ocorre com o veículo. Entre em contato com a Cooperlink ou Faça uma cotação online!