O alinhamento e balanceamento são serviços realizados regularmente nos carros. O alinhamento e balanceamento, apesar de serem oferecidos em conjunto, podem ser realizados separadamente.
O alinhamento (ou paralelismo do eixo) é feito para ajustar os ângulos das rodas e garantir que elas sigam as especificações feitas de fábrica. Já o balanceamento mede as forças do conjunto em rotação – tanto com o carro parado, como com as rodas em movimento sobre o equipamento de ajuste.
O alinhamento e balanceamento são serviços comuns, que podem ser feitos de acordo com a quantidade de quilômetros percorrida pelo veículo, ou quando algum fator externo, como desgaste de pneus, por exemplo, prejudica a forma equitativa entre as quatro rodas.
Infelizmente, o serviço assunto ainda gera dúvidas e envolve muitos mitos sobre prazos, métodos e necessidades. Agora vamos te ajudar a definir se o seu carro já precisa de alinhamento e balanceamento.
Quando devo procurar um especialista para realizar o alinhamento e balanceamento?
Os mecânicos orientam os motoristas a procurar um profissional a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros rodados. É preciso ficar atento, se você dirige em ruas muito esburacadas o ideal é fazer a cada 10 mil km.
O motorista também precisa prestar atenção quando estiver dirigindo, pois, passar em grandes buracos com o carro ou bater no meio fio podem deixar a suspensão desalinhada antes de atingir a quilometragem mínima.
Os pneus são itens de segurança duráveis e se o prazo de alinhamento e balanceamento ultrapassar o limite corre o risco de reduzir a vida útil do bem.
Para que serve o alinhamento?
O alinhamento serve principalmente poara aumentar o conforto do motorista e passageiros, evitar o desgaste e aumentar a vida útil dos pneus, melhorar o desempenho dos pneus e aumentar a economia de combustível.
Além dos motivos citados, o alinhamento serve para tornar as viagens mais seguras e aumentar a estabilidade do carro.
Para que serve o balanceamento?
O objetivo do balanceamento é evitar trepidações no carro em velocidades acima dos 60 km/h. O balanceamento serve para balancear o conjunto pneu e rodas e pode ser feito de duas maneiras: estático e dinâmico.
O balanceamento “estático” é feito com as rodas paradas. Já o “dinâmico” requer que o conjunto (rodas e pneus) esteja em rotação. Neste formato é possível medir forças geradas e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue. Realizando o balanceamento o motorista evita desgaste dos pneus e não compromete a capacidade de frenagem do veículo.
Como o alinhamento é feito?
Para realizar o alinhamento utilizados três ângulos: cambagem, convergência/divergência e caster. Conheça como atua cada um deles:
Cambagem – referência de ângulo da roda
Ao procura o serviço, é comum ouvir falar sobre o alinhamento e cambagem juntos. A cambagem é uma referência de ângulo da roda e quando está inclinada em excesso causa um desgaste desigual. Os seus dois tipos são:
- Cambagem positiva – Quando o topo da roda fica inclinado para fora do veículo. O excesso de bagagem positiva faz os pneus se desgastarem na borda externa.
- Cambagem negativa – Acontece quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo. Assim, os pneus também se desgastam na borda interna.
Convergência e divergência – Medição de distância
Essa medição de distância é feita do alto entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente, quando estão sob frenagem.
- Convergência em excesso – A banda das bordas externas dos pneus se desgastam mais.
- Divergência em excesso – A banda de rodagem interna dos pneus fica mais desgastada e gera rebarbas na borracha.
Caster – ângulo de inclinação do eixo de direção
Aqui é possível medir a estabilidade central e direcional do veículo. Os técnicos criam uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão e fazem as medições.
Gostou do nosso conteúdo? Comece a seguir o blog da Cooperlink e mantenha seu carro bem conservado com todas as dicas. Quer mantê-lo protegido também? Conheça nossos planos de Proteção Veicular a partir de R$59,00 mensais. Faça uma cotação online!