Às vezes o motorista acredita que foi multado no trânsito, mas não sabe como ter a certeza antes da multa chegar pelo Correio. Poucos condutores sabem uma maneira simples e rápida de verificar e acabar com a angústia de ficar esperando.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) é autorizado pela Lei 10.233/01 e Lei 9.503/97 a fiscalizar e multar condutores nas rodovias e estradas federais.
O “Portal Multas de Trânsito”, do Governo Federal, localizado no site do DNIT, ajuda a acabar com as dúvidas.
Através dessa consulta, é possível:
- Consultar as infrações de trânsito aplicadas ao veículo;
- Obter a descrição da infração, como data, hora e local;
- Emitir Guia de Recolhimento da União – GRU (boleto);
- Acompanhar as fases do processo administrativo, bem como os prazos.
Para utilizar serão necessários alguns dados como dados do veículo, placa e Renavam. Com estas informações em mãos, o usuário pode verificar se há alguma infração. O mais importante é que o serviço é gratuito.
No mesmo local é possível verificar a descrição completa da infração como data, horário e local. O sistema também permite emitir a Guia de Recolhimento da União (boleto da multa).
Tem uma segunda opção que seria a consulta através do telefone. O DNIT disponibiliza um número para quando o site estiver fora do ar. O número cadastrado é o (61) 3315 4000 com horário de atendimento entre 9h e 17h de segunda a sexta-feira.
A terceira sugestão é o e-mail multas@dnit.gov.br que também auxilia no esclarecimento sobre multas.
Agora que você conhece o passo a passo para consultar as multas na placa do seu veículo, pode mantê-lo sempre regularizado. Siga o blog da Cooperlink e fique atualizado! E se você procura pela proteção veicular mais em conta e eficiente do mercado, faça uma cotação online e proteja seu carro com planos a partir de R$59,00.