Saiba qual é a cor que traz mais benefícios para os motoristas
Quando compramos um carro seminovo temos que verificar vários fatores antes de levá-lo para casa. Marca, histórico do veículo, registro de roubo, batidas, quilometragem, entre outros. No entanto, já pensou na importância da cor do veículo? Sim, aqui no Brasil há cores “mais queridinhas” e que podem ajudar na revenda, por exemplo.
Carros brancos, pretos, pratas e cinzas são predominantes nas ruas e avenidas do Brasil, juntos eles detêm 88% do mercado. Entretanto, a “queridinha”, com certeza, é a cor branca.
A fabricante de tintas automotivas mundialmente conhecida, a PPG, realizou um levantamento entre as montadoras e indicou que 30% dos veículos montados são brancos. A segunda cor com maior número de carros é a vermelha com 17%. O vermelho é a única cor viva aceita pelos motoristas do Brasil, com 7,5%.
A FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) enxugou a paleta de cores e veículos com tons azul Portofino, Verde Savage e amarelo Citrus, que eram oferecidos até pouco tempo atrás, foram retirados do mercado. Agora, na montadora, além de branco (sólido ou perolizado), preto, prata e cinza, há apenas uma opção: o vermelho Montecarlo.
Os carros brancos são considerados mais “seguros” por serem mais visíveis e os veículos pretos, ou escuros, são mais difíceis de serem visualizados, principalmente a noite, com pouca iluminação.
Essas informações ficaram comprovadas através de uma análise realizada na Austrália, no Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne. A pesquisa utilizou dados da polícia de dois estados e ficou constado que entre carros de 17 cores diferentes, que se envolveram em acidentes de trânsito, uma quantidade significativa eram carros pretos.
O valor de mercado para veículos claros também precisa ser levado em consideração. Para alguns motoristas, que costumam trocar de carro com mais frequência, carros de cores neutras são mais fáceis de serem revendidos.
A verdade é que não existe nenhuma comprovação de que a cor do carro influencia no valor do seguro. Geralmente, o que as seguradoras observam é valor da tabela Fipe, endereço de moradia, se o veículo fica na rua por muitas horas, se o motorista vai trabalhar com o carro e o gênero do condutor.
Agora que você já sabe que a cor não influência no preço do seguro, só na revenda, é bom você contratar uma boa Proteção Veicular e economizar também com nossos planos a partir de R$59,00 mensais! Clique aqui e faça uma cotação online!