Blog

10 dicas para uma viagem de carro perfeita


Viajar de carro é uma alternativa viável

e interessante para muitos dos brasileiros.

Seja entre amigos, com a família ou, até mesmo, sozinho, cair na estrada com o seu carro é uma boa opção. No entanto, é preciso ter alguns cuidados e se planejar bem para que nada te aconteça.

Pensando nisso, separamos dez dicas importantes para que a sua viagem de carro seja perfeita.

1. Calcule os gastos com gasolina e pedágio

Quem viaja de ônibus ou avião já tem um conhecimento prévio dos gastos com passagem. Antes de seguir rumo ao seu destino, você já efetuou os pagamentos e não precisa se preocupar com isso, em condições normais.

No entanto, quando o assunto é uma viagem de carro, os custos podem variar de acordo com diferentes aspectos. Seja pelos gastos com gasolina, pagamento de pedágios ou paradas ao longo do percurso, o gasto final pode ultrapassar o valor previamente planejado.

Uma boa dica é fazer uma avaliação prévia do seu trajeto através do site mapeia.com.br

Através dele, você consegue descobrir o valor dos pedágios e também o valor prévio que será gasto em gasolina durante o seu trajeto.

2. Faça uma boa revisão de seu carro

Evite imprevistos no meio da sua diversão. Viajar de carro requer um cuidado muito mais especial com o veículo antes de cair na estrada. Leve o carro ao seu mecânico de confiança pelo menos quinze dias antes da viagem para que, se for necessário algum reparo, ele possa ser feito a tempo e não atrapalhe o seu cronograma.

Cheque os faróis, freios, níveis de óleo e água, verifique todos os pneus e não se esqueça do estepe, ok?

3. Viajar confortavelmente e protegido é fundamental

Vai cair na estrada? Não se esqueça de alguns itens que podem ser importantes ao longo do trajeto. Não se esqueça de separar e deixar em local de fácil acesso itens como protetor solar, garrafa de água, remédios e itens de primeiros socorros.

Pensar em alimentos também é importante, já que nunca se sabe quando será a próxima parada disponível na estrada. Com isso em mente, pensar em frutas, barras de cereais e sanduíches naturais podem ser interessantes.

4. Tenha atenção aos horários

Viajar de carro cria certa ilusão de que a viagem será sempre mais rápida e eficiente, afinal você não precisa depender dos outros, certo? Pois bem, saiba que o horário escolhido pode influenciar bastante disso. Uma boa dica é evitar sempre os horários de rush, pois iniciar a sua viagem entre 18h e 20h pode transformar aquela alegria inicial em uma grande irritação.

Os melhores horários? Saia pela manhã, antes das 7h, entre 13h e 16h ou após às 20h. Se puder, viajar a noite é sempre a melhor opção.

5. Cuide bem de sua trilha sonora

É sério que você vai cair na estrada ouvindo aquela sua rádio favorita? Por mais que isso possa parecer interessante, em algum momento do caminho ela vai deixar de funcionar e você ficará sem opções do que ouvir.

Por isso, separe os CDs que pretende levar ou organize aquela sua lista especial de MP3 para levar para a estrada. Outra opção é utilizar os serviços de streaming como o Spotify para escolher as suas músicas. Se optar por esse serviço, lembre-se de sincronizar as listas para não consumir todo o seu plano de dados.

6. Viajar com boas companhias é sempre mais interessante

Lembre-se de que você vai passar um bom tempo dentro do carro, sem ter para onde ir, convivendo com o mesmo grupo de pessoas. Se a viagem está sendo feita entre amigos, tenha em mente que pessoas desagradáveis podem estragar a sua viagem.

Agora, se você não tiver escolha, evite se estressar por qualquer situação e tente manter o clima o mais agradável possível.

7. Crianças? Mantenha-as ocupadas

Quem nunca viajou com crianças, né? Você mesmo já deve ter feito alguma viagem de carro quando era pequeno e ficou diversas vezes perguntando se estava chegando, com vontade de fazer xixi ou gritando ao longo do caminho.

Visando manter a sua viagem mais tranquila, é interessante se pensar em alternativas para entreter as crianças dentro do carro. Leve brinquedos ou livros que possam distrai-las, pense em jogos para se fazer, músicas para cantar ou invista em equipamentos eletrônicos como um DVD ou videogames portáteis.

8. Cuidado com o GPS

Todo mundo sabe que o GPS é um grande amigo no trânsito, mas confiar cegamente nele pode acabar te dando dor de cabeça. Se perto de casa ou nas grandes cidades ele é o seu parceiro ideal, isso pode mudar em regiões desconhecidas ou, até mesmo, por problemas de conexão ou bateria.

Pela sua facilidade, não deixe de usar o GPS, mas lembre-se de ter ao alcance das mãos aquele bom e velho mapa impresso, pois ele pode salvar a sua vida.

9. Seja mais flexível com o trajeto escolhido

Coisas boas podem surgir pelo caminho durante uma viagem. Nem sempre temos conhecimento total do percurso e, por ele, podem surgir belas paisagens, um restaurante que parece interessante, uma cachoeira ou um local que renda belas fotos.

Se permita parar e aproveitar essas oportunidades, pois elas podem acrescentar muito em sua viagem.

10. É bom sempre checar os níveis de gasolina

É comum a gente só dar atenção a gasolina quando o marcador resolve nos avisar, não é mesmo? Enquanto estamos na cidade, é possível se dar ao luxo de “viver perigosamente”, pois sempre temos um posto por perto. Agora, quando se está na estrada, as coisas podem complicar.

Verifique sempre os níveis de gasolina e, caso esteja com menos de dois terços do tanque, evite problemas e faça o abastecimento no próximo posto que encontrar.

Mas você já sabe, né? Antes de viajar, contrate um serviço de proteção automotiva que atenda todas as suas necessidades e garanta o seu conforto e segurança nos momentos em que você precisar.