Como funciona o rastreador veicular?

A Evolução da Proteção Veicular

Muito lembrado quando se fala em proteção veicular, o rastreador é um aparelho que pode ajudar bastante na busca por um carro roubado. Ele transmite a localização e se o veículo está parado ou em movimento. De forma geral, são pequenos, discretos e emitem sinais através de antenas, sejam elas internas ou externas.

Há dois tipos de rastreador: os que utilizam GPS e os de radiofrequência. Uma rede de 24 satélites orbita a Terra de modo que sempre quatro deles estejam visíveis por sensores em qualquer ponto do planeta. Isso é a descrição do tal Global Position System, ou GPS. Ao menos três satélites são usados para fazerem a triangulação, que é o traçado de circunferências marcando a distância entre cada um e o aparelho receptor.

Cruzando essas informações, é possível descobrir a localização do objeto e se ele está em movimento. O resultado costuma ser bem acurado, com margem de erro entre 30 e 100 metros. O aparelho lê essas informações e envia para uma central, que poderá tomar as medidas cabíveis.

O sistema de radiofrequência funciona de forma similar, fazendo esse mesmo tipo de triangulação. Mas, ao invés de satélites, são usadas grandes antenas receptoras. O resultado é o mesmo: você encontra o veículo rapidamente, com uma margem de erro pequena, mesmo que ele esteja em um lugar fechado.

É importante lembrar que há um botão de pânico instalado que permite, em caso de sequestro, enviar um sinal para a central, que vai encontrar o veículo e possivelmente salvar vidas. Também é possível acompanhar cargas e encomendas, permitindo ao cliente saber a localização exata do produto. Até a velocidade pode ser monitorada. Há funcionalidades mais avançadas em certos modelos, como bloquear o veículo caso passe de determinado limite e até alerta de reboque.

Além de reduzir o investimento em proteção veicular, por diminuir o risco de um prejuízo maior, é bom ressaltar que o custo de um rastreador não precisa ser alto. Ele não muda de acordo com a idade do motorista ou modelo do veículo, depende apenas dos recursos escolhidos.

A Cooperlink oferece serviço de rastreamento de veículos. No site, é possível fazer a cotação dos planos oferecidos. Basta informar os dados pedidos e, em um minutinho, você terá os valores, tudo baseado na avaliação da tabela FIPE. Clique aqui (http://www.cooperlink.com.br/) e aproveite as vantagens da proteção veicular Cooperlink!

Voltar