O insulfilm ideal para o seu carro

A Evolução da Proteção Veicular

O insulfilm, além de deixar o visual do carro mais moderno, dá mais segurança ao veículo e aos seus passageiros. Por isso, a película tem se tornado muito popular entre os brasileiros, mas é preciso cuidado na hora de escolher o insulfilm ideal para o seu carro.

Utilizar uma transparência acima da permitida por lei pode ocasionar uma multa de R$127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.Sendo assim, é essencial saber qual o tipo ideal de insulfilm para cada vidro do seu veículo.

Vidro do para-brisa

Para o vidro do para-brisa, o limite é de 75% de transparência. Isso significa que você deve escolher um insulfilm que seja até 25% escurecido. Segundo especialistas, a transparência de 75% já protege os motoristas contra os raios solares que ofuscam seus olhos e podem causar acidentes.

O vidro do para-brisa é o que exige maior transparência, uma vez que ele é o responsável pela boa condução do veículo. Além disso, é através dele que um policial consegue avaliar a condição do motorista que, caso seja suspeita, pode levar a uma solicitação de parada e revista.

Vidros laterais dianteiros

Para os vidros laterais dianteiros, janela do motorista e do passageiro, é permitido até 20% de opacidade. Isso significa que os vidros laterais dianteiros devem permitir que a passagem de luz deve ser de, pelo menos, 70%.

Alguns motoristas reclamam que um insulfilm muito escuro na janela dianteira pode prejudicar a visão dos retrovisores. Por outro lado, há quem diga que o retrovisor central dá uma boa visibilidade por si só, uma vez que a transparência do vidro traseiro deve ser alta.

Uma maior opacidade do vidro do motorista ainda traz maior segurança para quem está dirigindo, já que dificulta a visão de quem (e o que) estão dentro do carro.

Vidros traseiros

Já nos vidros traseiros, o limite é maior. Tanto para o vidro traseiro central quanto para os laterais, é permitido até 72% de opacidade.

Isso significa que a passagem de luz através desses vídeos pode ser de até 28%, o que os torna mais escuros.

Insulfilm G5

O insulfilm G5 é uma película muito escura que se tornou muito popular, principalmente entre aqueles que gostam de deixar o carro estilizado. Apesar de estilosa, ela escurece os vidros mais do que o permitido por lei.

Sendo assim, mesmo deixando um aspecto bonito, é melhor evitar esse tipo de película.

Multa pelo uso inadequado do insulfilm

Parece absurdo ser multado pelo insulfilm, mas não é tão incomum assim. Ao perceber que a película utilizada parece mais escura do que a permitida, um policial pode fazer uma verificação nos vidros do seu veículo.

Para isso, ele utiliza um aparelho chamado Luxímetro, que mede a quantidade de iluminação de determinada superfície. O problema é que, no Brasil, esse aparelho é praticamente inexistente.

Mesmo assim, não vale a pena arriscar. Além da possibilidade de multa, um insulfilm muito escuro prejudica a visibilidade aumenta a chance de acidentes.

Agora que você já sabe como escolher o insulfilm ideal, garanta que seu veículo fique ainda mais seguro. Faça uma cotação online com a Cooperlink Brasil.

Voltar