Como tirar carteira de motorista internacional

A Evolução da Proteção Veicular

Se você pretende alugar um carro e dirigir na sua viagem para o exterior, o ideal é conseguir uma carteira de motorista internacional.

Precisar, não precisa. Mas, para evitar problemas futuros, é melhor obter sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) antes de embarcar.

A maioria dos países aceita que turistas conduzam seus veículos com suas carteiras nacionais, por um período de até 180 dias. No entanto, em alguns lugares a PID é obrigatória.

É mesmo necessário ter uma carteira de motorista internacional?

Quem vai passar uma temporada no exterior deve, primeiramente, procurar o departamento de trânsito do país de destino. É possível que seja necessário revalidar a carteira e até mesmo fazer novos exames para conseguir a permissão.

Nos Estados Unidos, a maior parte dos estados exige a PID que, apresentada juntamente ao passaporte, tem validade de um ano após a entrada no país. Já no Reino Unido, estudantes não-europeus podem dirigir com a carteira de habilitação de seus países de origem por um ano.

Em geral, na América do Sul e na maior parte da Europa é possível dirigir com a CNH brasileira. Já na Ásia e na Oceania, é normal que se peça a PID para alugar os automóveis.

Como obter a carteira de motorista internacional

A PID é emitida pelo DETRAN de cada estado. Sendo assim, os valores podem variar dependendo do local do Brasil que você está.

Além disso, a PID só pode ser emitida no mesmo estado de emissão da sua CNH. Portanto, se você deseja emitir sua PID no Rio de Janeiro mas sua CNH foi emitida em Minas Gerais, você terá que fazer a transferência antes de solicitar a permissão internacional.

O processo de obtenção da PID é bem simples. O solicitante deve possuir CNH com foto e esta deve estar dentro do prazo de validade. Em alguns estados, a solicitação pode ser feita online. Basta enviar os documentos solicitados e aguardar a entrega.

Portanto, na hora de viajar, procure saber se a PID é necessária e, caso seja, providencie a sua. Depois, é só arrumar as malas e aproveitar a viagem!

Voltar