Como fazer uma revisão de carro antes de viajar

A Evolução da Proteção Veicular

É hora de cair na estrada

Curtir aquele momento de paz e alegria com a família e os amigos, certo? Antes de dar a partida no motor, colocar a sua música preferida para tocar e deixar a sua casa por uns dias, uma revisão para saber como está o seu fiel companheiro de viagem se faz necessário. Mas você sabe como fazer uma revisão de carro antes de viajar?

Dito isso, pegue o seu carro, leve a sua mecânica de confiança e faça o check list nos itens abaixo que podem causar dores de cabeça e surpresas desagradáveis.

# Óleo e filtro

Verifique o nível de óleo e o seu prazo de validade. Caso ele esteja vencido, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Aproveite par trocar também o filtro do óleo.

Tenha em mente que óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.

# Filtros de ar

Essenciais para o bom funcionamento do motor, os filtros de ar podem te deixar parado em um determinado lugar ou, então, com um rombo no orçamento.

Os filtros influenciam diretamente no consumo de combustível conforme o tempo de uso e ainda podem entupir, fazendo o carro parar de funcionar. Fique sempre atento ao prazo de validade, definido pelas montadoras.

# Freios

O sistema de freios de um carro deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros em uma mecânica com concessionária. Se você já fez essa revisão, basta monitorar o fluido do freio que, se estiver baixo, precisa ser completado. Isso também pode ser sinal de vazamento e deve ser verificado junto a um mecânico.

Ouviu algum tipo de ruído, trepidação ou notou que o pedal está duro? Não deixe de fazer uma avaliação minuciosa antes de cair na estrada.

# Pneus

Manter os pneus calibrados é uma obrigação de qualquer motorista, mas com a correria do dia a dia isso acaba ficando um pouco de lado. Não deixe de fazer essa calibragem antes de viajar e, principalmente, calibre também o estepe.

Siga as recomendações de fábrica para o seu carro e evite os desgastes irregulares fazendo um rodízio periódico entre os pneus. Se notar vibrações no volante ou desequilíbrio na direção, recorra a um balanceamento ou a um alinhamento, dependendo do caso.

E, não custa lembrar, pneus muito gastos para viajar não, né?

# Suspensão

Assim como os freios, verificar a suspensão do carro antes de uma viagem é muito importante e deve ser feita a cada 10 mil quilômetros. Verifique sempre o amortecimento e a estabilidade do carro em funcionamento e, se sentiu puxadas na direção ou ruídos, é sinal de que a suspensão pode te dar problemas futuramente.

Além dos amortecedores, as buchas, bandejas, molas, pivôs e terminais precisam de uma inspeção para evitar problemas durante a viagem.

# Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Já percebeu que a gente só se preocupa com a bateria do carro quando ele não está funcionando? Ela é responsável por muitas funções do carro e merece uma revisão antes de uma viagem ou após muito tempo de uso.

Além dela, itens como o motor de partida, o alternador, as lâmpadas e fusíveis do carro precisam ser checados antes de pegar a estrada. Nem pense em viajar com uma lâmpada do carro queimada, por exemplo. Verifique todas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas, pois você pode precisar delas em um período de neblina, a noite ou em dias de chuva. E claro, ainda evita uma boa multa.

# Velas e cabos

De acordo com alguns fabricantes, a revisão das velas de um carro deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Já os cabos devem ser trocados, em média, a cada 50 mil quilômetros.

Se você atingiu alguma dessas marcas, faça o check-up pois qualquer falha pode gerar desgaste prematuro de outros componentes do veículo.

# Correia dentada

A troca da correia dentada de um carro deve ser feita, em média, a cada 50 mil quilômetros rodados, segundo os fabricantes. No entanto, uma verificação a cada 15 mil quilômetros pode ser interessante para quem usa o carro com intensidade, pois pode apontar desgastes e evitar um rompimento que evitaria um dano grave ao motor.

# Radiador

Ah, o radiador. Todo mundo já viu algum carro parado por aí com o motor fervendo, certo? E ninguém quer ser mais um nessa lista, presumo. Por isso, verificar o radiador é fundamental.

Utilize sempre o tipo de líquido de arrefecimento do motor indicado pelo fabricante e verifique sempre o nível de água no reservatório, mantendo a quantidade suficiente para evitar o aquecimento do motor. Caso esteja em um local cuja temperatura é muito baixa, talvez seja necessária a adição de anticongelante.

Lembre-se de pedir ao mecânico para conferir o funcionamento da válvula termostática, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel. Em caso de conferência do nível de água, certifique-se de que o carro não foi desligado recentemente, pois a tampa do reservatório pode te causar uma surpresinha bem quente.

# Itens de emergência

Verifique sempre se todos os itens de emergência como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor estão nos seus devidos lugares. E não se esqueça de verificar a data de validade do extintor.

Junto a isso, tenha sempre ao alcance das mãos uma caixa de ferramentas completa, pois ela pode lhe ser útil durante a viagem e capaz de te fazer economizar tempo e dinheiro.

# Limpador de para-brisas

É importante checar o estado das lâminas e das borrachas de seu limpador. Em caso de hastes tortas ou ressecamento das borrachas, é necessária uma troca. Outro ponto importante são os encaixes das hastes, que devem estar seguros.

Em caso de sujeira, lave a borracha das palhetas apenas com água. E não se esqueça de verificar a água do limpador.

# Painel

Fique sempre atento às luzes do painel do carro e o que cada uma delas representa. Ao ver luzes de freio ou de bateria acesas, o seu carro pode estar passando por problemas que uma mecânica ou concessionária poderão resolver.

Em caso de dúvida sobre o que significa cada luz do painel, consulte o manual de seu carro.

# Combustíveis e lubrificantes

Como dica final, fique atento ao tipo de combustível ou lubrificante que você usa em seu carro. Abasteça sempre que possível em postos conhecidos e, se você pretende pegar a estrada, evite abastecer o veículo muito antes do dia da partida.

revisão

Check-list completo? Agora é só pegar a estrada e boa viagem!

Voltar