Como fazer baliza

A Evolução da Proteção Veicular

A baliza é o terror de muitos motoristas.

Mesmo depois da prova do Detran, estacionar é um desafio que alguns preferem evitar. Em 2015, Alaistar Moffatt bateu o recorde mundial realizando a baliza mais rápida do mundo. Se você não é como ele, siga o tutorial de como fazer baliza para se livrar do pavor das vagas apertadas.

Encontre a vaga

Parece fácil, mas, principalmente nas grandes cidades, encontrar uma vaga pode ser uma tarefa demorada. Por isso, escolha bem o local. Para estacionar, é necessária uma vaga no mínimo 35 centímetros maior que o veículo.

Quanto maior for a vaga, mais fácil será de estacionar. No entanto, pode ser difícil achar uma vaga muito espaçosa. Então, lembre-se: uma vaga 35cm maior que o seu carro cabe o seu veículo, mas não permite ajustes dentro dela. Entre com cuidado.

Preste atenção ao redor

Estacionar não é apenas fazer o carro caber dentro da vaga. É preciso estar atento à tudo que acontece em volta. Carros, pedestres e motos não te esperarão terminar a baliza, portanto, fique atento à eles para não causar acidentes.

Alinhe seu veículo ao carro da frente

Coloque seu veículo paralelo ao que está em frente à vaga desejada, com um braço (aprox. um metro) de distância entre eles. Deixe seu retrovisor um pouco à frente do carro que já está estacionado.

Mova o volante

Esterçar o carro significa mover o volante. Primeiramente, esterça-o ao lado da vaga até que os dois faróis do carro que está estacionado atrás fiquem visíveis no espelho esquerdo ou até que o centro do carro de trás fique visível no canto direito do retrovisor interno.

Vire o volante para o outro lado

Assim que tiver o carro ajustado de acordo com a referência anterior, mova o volante para o outro lado devagar. Esse movimento deve ser feito a partir do momento que a parte dianteira do carro estiver paralela à traseira do carro parado na frente.

Lembre-se de fazer esse movimento lentamente para evitar que a roda raspe no meio-fio.

Faça o ajuste final

Quando já estiver dentro da vaga, seguindo as dicas anteriores, ajuste a posição do veículo. Faça isso de maneira lenta e suave para evitar bater nos carros parados à frente e atrás do seu.

Treine com frequência

Uma vez executada, a baliza para de ser tão ameaçadora. No entanto, não se deve confiar na sorte. Por isso, sempre que tiver oportunidade, pare seu carro em uma vaga com uma baliza e continue treinando.

Uma baliza rápida exige treino, calma e muita atenção. Não pare de praticar. Mesmo que você não seja igual ao Alaistar Moffatt, você vai conseguir estacionar onde quiser, o que já é uma grande conquista.

Para manter seu carro, você mesmo e sua família sempre segura, conte com os serviços da Cooperlink Brasil. Peça sua cotação online!

Voltar